Algumas das mudanças foram: utilização de talheres, copos e pratos descartáveis; eliminação do atendimento drive-in – a partir daí os cliente tinham que fazer o pedido no balcão -; e e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem.
A partir daí o restaurante focou na venda de hamburguer, milk-shake e bata-frita. O que se tornou um grande sucesso.
Em 1953 os irmãos começaram a vender franquias de seu restaurante.
O começo da ascneção meteórica da marca começa quando Ray Kroc, um representante de vendas de máquinas agitadoras de milk-shake, resolve abrir uma franquia do MCDonald’s.
No dia 15 de abril de 1955 é aberta a primeira filia de Ray kroc. Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundial. A literatura da empresa costuma se referir a essa data como o “início” do MCDONALD’S, que já tinha 15 anos, tirando os irmãos McDonalds da história e dando maior valor ao “fundador” Ray Kroc. A empresa ainda chama este restaurante de “McDonald’s Número 1”.
Um ano depois e Ray ja possui seis franquias dos restaurante. Em 1958 ja havia vendido mais de 100 milhões de hambúrgueres. No início dos anos 60, com a ajuda de um investidor Ray comprou a parte dos irmãos McDonald por US$ 2.7 milhões.
Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciava sua escalada internacional abrindo um restaurante na cidade de Richmond, no Canadá, e outro em Porto Rico. Foi neste ano que o atual design dos restaurantes, com teto mansard e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede.
Outras novidades viriam como o primeiro restaurante MCDONALD’S inaugurado na Europa em 21 de agosto de 1971 em Zaandam na Holanda; seguido em dezembro, pela inauguração do primeiro restaurante na Alemanha em Munique, que foi o primeiro da rede a vender bebida alcoólica (cerveja); inauguração do primeiro restaurante, em 1974, dentro de um zoológico na cidade de Toronto no Canadá; a implantação do sistema Drive-Thru em 1975 na cidade de Sierra Vista, no Arizona, conhecido como McDrive ou Auto-Mac em alguns países; o pioneirismo em divulgar a lista de ingredientes de seus produtos em 1986; o maior restaurante MCDONALD’S do mundo até os dias atuais, inaugurado em Pequim, capital da China (com mais de 700 lugares); a montagem de lojas dentro dos supermercados Wal-Mart; e a abertura de um restaurante, em 1996, dentro dos parques temáticos da Disney. Nesta época o sucesso estava consolidado.
Em 2006, o MCDONALD’S deu início a uma verdadeira revolução em seu conceito: depois de pesadas críticas quanto aos malefícios de suas refeições, a preocupação da rede passou a ser oferecer um cardápio mais saudável e menos calórico a seus consumidores. O cardápio passou a conter opções de alimentos mais saudáveis como saladas, frango e outros itens frescos. Em março, todas as embalagens dos produtos passaram a conter informações nutricionais. Recentemente a empresa informou que pretende investir US$ 2.1 bilhões em 2009 para abrir mil novos restaurantes assim como melhorar os já existentes.
Dados corporativos● Origem: Estados Unidos● Fundação: 15 de maio de 1940● Fundador: Maurice e Richard McDonald● Sede mundial: Oak Brook, Illinois● Proprietário da marca: Macdonald’s Corporation● Capital aberto: Sim (1965)
● CEO: Jim Skinner● Presidente: Ralph Alvarez● Faturamento: US$ 23.5 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 4.31 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 65.4 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca: US$ 31.04 bilhões (2008)
● Lojas: 31.800● Presença global: 121 países● Presença no Brasil: Sim (1.407 pontos de venda)
● Funcionários: 1.600.000● Movimento: 54 milhões de clientes por dia
● Principais produtos: Big Mac, McChicken, McFish, McFries, McNuggets e Quarter Pound● Ícones: Big Mac, Golden Arches (arcos dourados), as cores vermelha e amarela● Porta-voz: Ronald McDonald● Slogan: I’m Lovin’ it.● Website: www.mcdonalds.com
● CEO: Jim Skinner● Presidente: Ralph Alvarez● Faturamento: US$ 23.5 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 4.31 bilhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 65.4 bilhões (janeiro/2009)
● Valor da marca: US$ 31.04 bilhões (2008)
● Lojas: 31.800● Presença global: 121 países● Presença no Brasil: Sim (1.407 pontos de venda)
● Funcionários: 1.600.000● Movimento: 54 milhões de clientes por dia
● Principais produtos: Big Mac, McChicken, McFish, McFries, McNuggets e Quarter Pound● Ícones: Big Mac, Golden Arches (arcos dourados), as cores vermelha e amarela● Porta-voz: Ronald McDonald● Slogan: I’m Lovin’ it.● Website: www.mcdonalds.com
Fonte de informação: Mundo Das Marcas.
Fonte: http://www.blogodorium.com.br/mc-donalds-historia-da-maior-rede-de-resturantes-fast-food/#ixzz3CHOo28AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário